sexta-feira, 14 de março de 2008

Reinício das aulas: tutoria e comunicação

Como é bom começar o ano e as aulas com boas notícias e com bastantes coisas interessantes para fazer. Recebi há poucos dias a notícia de que atuarei como tutora neste semestre no Pólo de Três Cachoeiras nas disciplinas de Ciências e Estudos Sociais, o que me deixa contente porque vai facilitar o desenvolvimento das atividades da Especialização e pela experiência prática com Ensino a Distância. A primeira aula, ocorrida esta semana, foi um momento de reencontro e diálogo regado a saudades e vontade de recomeçar após as férias. Foi tratado do planejamento das tarefas pelos tutores e professores e da organização do encontro presencial no Pólo. Confirmou-se o que eu vinha percebendo desde o início da Especialização: tanto a tutoria quanto a docência em EAD parecem exigir mais dos profissionais do que o ensino presencial e, por isso, minhas expectativas são de que será necessário dedicar bastante tempo.

É interessante observar que a valiosa aprendizagem em EAD que me está sendo propiciada pelo curso – e, a partir de agora, também pela atuação na tutoria – não se resume ao conhecimento didático e tecnológico desse método de ensino, mas compreende também o aprimoramento da comunicação interpessoal na educação. Quase me arrisco a dizer que esse é o ponto mais forte das aprendizagens da tutoria em EAD, porque quase toda a comunicação se faz a distância e necessariamente deve ser objetiva, clara e suficientemente comunicativa para permitir elucidar todas as dúvidas usando e-mail, fórum, chat, telefone e o que mais for necessário. Essa comunicação precisa ser ágil, objetiva e eficaz com todas as pessoas, incluindo alunos, tutores, professores e coordenadores. Essa exigência no aspecto da comunicação está longe de ser um problema. Como os próprios professores observaram, a formação de professores é voltada para uma forma de trabalho bastante isolada na sala de aula – e eu complementaria que nossa formação não nos desautoriza a ter pretensões de auto-suficiência. Por isso, as necessidades de comunicação intensa e continuada transformam o EAD em ferramenta de ensino não para alunos, mas também professores, tutores e toda a equipe. Reflexão semelhante está presente em postagens anteriores quando tratei da interdisciplinaridade, mas a comunicação de que falo agora não se restringe às trocas disciplinares e abrange a comunicação nos seus aspectos humano, amistoso, respeitoso e incentivador. A comunicação com acuidade é especialmente importante em EAD porque, fazendo um trocadilho, não é possível estar na faculdade “de corpo presente”.


Se há profundas diferenças nas preocupações didáticas dos professores e tutores, que dizer do impacto que a EAD representa para as alunas do curso. Segundo os tutores que atuam há mais tempo, algumas corajosas alunas do PEAD iniciaram o curso de Pedagogia sem dominar muito bem o uso do computador, mas superaram a sensação incômoda de estranheza e aprenderam a elaborar e enviar trabalhos de graduação, comunicar-se e tirar dúvidas com a faculdade utilizando o computador e a Internet. conversei com pessoas de mais idade que ficaram muito felizes ao saber que a tecnologia de EAD permite que, hoje, mesmo quem mora em cidades pequenas ou regiões afastadas e não tem como ir até a faculdade mais próxima todos os dias, pode fazer uma faculdade com a mesma qualidade que faz quem mora ao lado de um centro universitário. Aproveito para deixar os parabéns à querida amiga Maria José pela merecida conquista: o ingresso no mestrado com um projeto que vai além da análise da simples acessibilidade ao EAD, mas que também avalia as condições de continuidade no curso superior. Ela vai estudar as novas vivência e percepções do tempo pelas alunas do PEAD, que geralmente se dividem entre o trabalho, a família, os filhos e, há três semestres, também o estudo. A partir do EAD, elas elaboram uma reorganização do aproveitamento do tempo importante para dar conta de todas as atividades do dia-a-dia, assim como alcançam uma re-significação dos váriostemposque precisam administrar. Tenho certeza de que essa dissertação será importante para auxiliar os educadores a perceberem cada vez melhor as necessidades das alunas dos cursos EAD e atenderem de forma mais sensível às suas necessidades.

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