O tema da aula foi a utilização de evidências e argumentos na análise e na tomada de consciência do processo de aprendizagem.
Síntese da aula: a discussão serviu de orientação para a construção do portfólio de aprendizagens (registrado neste blog), no qual deverão constar sucessivas reflexões relacionadas às evidências de aprendizagem e à construção dos argumentos – que dão sentido à aprendizagem. Os alunos que atuam como tutores devem orientar seus alunos de EAD a fazerem seus próprios portfólios. Apesar de ser uma construção pessoal, cada inserção deve apresentar evidências e argumentos que tornem as reflexões claras para o próprio autor do portfólio e para a leitura dos professores e colegas. Além dessa construção continuada, haverá momentos de retomada e análise retroativa do nosso processo de aprendizagem, quando muitos pensamentos registrados poderão ser compreendidos de modo mais maduro, marcando as fases de aprendizagem.
Reflexões pós-aula
Cheguei à aula sem saber como seria, já que estou iniciando o contato com educação a distância nesse curso. A aula iniciou com bastante discussão e liberdade para todos colocarem suas opiniões, por vezes se afastando do tema central, que era debater evidências e argumentação para a construção do portfólio de aprendizagens. Depois de me perguntar algumas vezes aonde aquela aula iria chegar, acho que tive meu primeiro aprendizado: a dinâmica da aula não é “conteudista”, ou seja, o conteúdo não é despejado sobre os alunos que precisam “dar conta” de aprender, mas o conhecimento a ser formado amadurece no decorrer da aula com ampla participação dos alunos.
A assimilação de conteúdo é apenas uma das formas de aprendizagem. No curso para tutores de Educação a Distância estão se formando novos conhecimentos técnico, didático e pedagógico com base na experiência de EAD. O curso está em andamento e bem estruturado, mas os conhecimentos sobre essa forma de ensino, apesar da difusão rápida da Internet e dos cursos a distância, permanecem em aprimoramento – pelo que tenho lido, a modalidade ainda se consolida no Brasil, pois foi regulamentada pela primeira vez há menos de dez anos. Por isso, a função dos alunos não será apenas a de receptores de conhecimento, mas de colaboradores de uma construção. Como a maioria dos alunos atua como tutor, podem analisar a si mesmos como alunos e como tutores, ao mesmo tempo em que podem contribuir no aprimoramento constante tanto do curso para tutores quanto do próprio projeto de EAD.
A dinâmica de construção do conhecimento no curso para tutores é coletiva e necessariamente bastante integrada, pois tutores e professores de diferentes áreas trocam informações constantemente em seus trabalhos nos pólos de EAD. Esse processo conduz ao necessário diálogo entre diferentes métodos, conteúdos, conceitos, teorias e, porque não, valores e visões de mundo relacionadas às diferentes especialidades desses profissionais. A dificuldade inerente a esse processo é o tempo necessário para construir uma interação madura entre diferentes áreas. As vantagens, contudo, são visivelmente preponderantes, pois me parece que a prática constantemente auto-reflexiva, com amplas discussões, é a maneira mais adequada para formar tutores envolvidos no aprimoramento de suas capacidades de se relacionar com os colegas e de orientar os alunos. Além de formar tutores, a ampla participação e discussão também favorecem o amadurecimento constante da metodologia de EAD.
Percebo que a Educação a distância mostra possibilidades e impõe desafios, os quais terei de analisar e compreender melhor.
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário