No Salão de Iniciação Científica da UFRGS que está sendo realizado nesta semana, assisti à apresentação do graduando José Vicente Moreira Mello intitulada Interfaces entre linguagens dinâmicas e o problema da simetria: o caso do PPH. A orientadora é a professora Cíntia Inês Boll, da FACED.
O estudante apresentou reflexões teóricas sobre formação de professores com base na sua experiência na programação dos softwares para professores de cursos à distância da UFRGS.
A idéia central apresentada, ao meu ver, é de que as ferramentas de comunicação e de visualização das atividades e metodologias a serem desenvolvidas pelos alunos dinamizam as trocas de idéias entre alunos e professores e dos alunos entre si, favorecendo a substituição de um ensino linear por um ensino participativo mais integrado.
Na base disso está determinada concepção do processo de ensino-aprendizagem indicada no título. A chamada simetria invertida ocorre entre a atuação de professor e a de aluno, isto é: vivendo o papel de aluno, aprende-se a ser professor. A cooperação entre os dois papéis e a meta-reflexão do professor são partes desse processo de aprendizagem, que tem como ponto alto a troca de idéias e experiências. As ferramentas computacionais hipermididáticas facilitam essa comunicação ampla, assim como a visualização das atividades dos alunos pelos professores e por todos os alunos.
O aperfeiçoamento dos softwares conta com o feedback negativo dos professores, que avaliam o uso dos instrumentos tecnológicos no trabalho cotidiano. Por outro lado, a dedicação do graduando José Vicente em estudar as potencialidades didático-pedagógicas da tecnologia com que trabalha certamente contribui para o aprimoramento dessas técnicas.
Considero especialmente interessante a idéia de intensificar não apenas as trocas entre os professores e alunos, mas também a importância da simetria invertida na formação dos professores, pois, ao que entendi, ao utilizarem estas ferramentas, eles mesmos se aproximam da função de alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário