Por que é interessante para mim pensar no tipo de interação que ocorre nos fóruns nesse momento? Por dois motivos principais. Estou participando do fórum “Assuntos a estudar ESPEAD” e venho tentando entender melhor as potencialidades do diálogo e da interação em EaD. O diálogo em EaD inclui técnicas de ensino e aprendizagem, mas que exigem a criatividade e a originalidade de uma verdadeira arte.
O fórum é excelente ferramenta para promover o diálogo e a interação. Permite estabelecer um diálogo objetivo e focado, pois as postagens devem ser escritas, o que significa que serão construídas de forma mais elaborada do que num diálogo oral ou improvisado. Além disso, a facilidade instrumental para realizar reflexões no ambiente do fórum pode otimizar as trocas de informações e concepções.
A liberdade de participação dos colegas através da exposição democrática dos diversos pontos de vista confere imprevisibilidade e dinamismo ao diálogo. Os temas evocados podem se desenvolver ao longo de várias páginas, ou, por outro lado, alguma questão pode mesmo ser abandonada quando estiver resolvida ou perder interesse frente a outras. Existe uma possibilidade quase infinita de levantar questões novas. Conclui-se, assim, que a dinâmica do fórum depende dos seus integrantes: da bagagem de conteúdos e reflexões, do comprometimento, da criatividade, da clareza na exposição das idéias.
Procurar maneiras de aprimorar os comentários do fórum significa aperfeiçoar a capacidade de diálogo em EaD. Dialogar é falar e, principalmente, ouvir o interlocutor com atenção e receptividade. No diálogo construtivo também se fazem e se recebem críticas, desde que cordiais e construtivas. E num diálogo do fórum, aparentemente caótico, em que várias pessoas emitem opiniões e sugestões, de que modo construir o “fluir”, as “trocas”, o “vai-vem”, enfim, o diálogo?
Lembrei-me do Guia do Tutor e do Guia do Professor, do PEAD, que li há pouco tempo. O último traz uma Metodologia Interativa e Problematizadora, que me parece adaptável para pensar na interação nos fóruns, na medida em que podemos atuar como problematizadores com nossos colegas. Destaco os seguintes aspectos metodológicos:
a. Incentivar a exploração de idéias: na prática do fórum, pode significar definir melhor uma questão ou problematizar a questão sob outro ponto de vista interpretativo, ou seja, definir claramente um aspecto do debate e suscitar seu aprofundamento.
b. Contrapor idéias: apresentar outra ordem de argumentos e comparar pode “colocar à prova o nível de estabilidade das idéias” (Guia do Professor, p. 26). Esse tipo de interação caracteriza um debate acadêmico já bastante amadurecido.
c. Esclarecimentos e justificativas: solicitar e prestar esclarecimentos sobre alguma postagem pouco clara.
d. Atividades desafio, experimentação: no fórum, talvez isso possa ser feito de modo criativo trazendo exemplos, como já foi comentado no fórum, com a descrição e reflexão sobre situações reais ou mesmo imaginárias, de modo a compreender processos de ensino-aprendizagem e reavaliar convicções ou paradigmas sobre educação.
Quanto à “reconstrução”, isto é, ao apoio, no mesmo Guia do Professor consta, entre outros:
a. Oferecer informações, sugestões
b. Colocar em discussão idéias teóricas.
c. Incentivar a interação com novos sujeitos
d. Criar um ambiente acolhedor, aceitando erros e ansiedades
O fórum é uma ferramenta bastante dinâmica e versátil, e acho que posso melhorar minha capacidade de diálogo para explorar ao máximo as potencialidades dessa ferramenta com intuito educacional. Ainda que a receptividade atenciosa seja o principal quesito para estabelecer o diálogo, no meu entendimento, a atenção a alguns elementos metodológicos será positiva para aperfeiçoar as postagens.
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
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